- Área: 217 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:David Boureau, Antonin Ziegler
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Parque Natural Regional de Boucles de la Seine, um celeiro em ruínas foi convertido em um lugar de residência. Abandonado na borda do rio, ele costumava ser utilizado para armazenar feno para os cavalos de transporte. Seu fino tablado foi desgastado com o tempo, somente permanecia a estrutura de madeira.
Uma edificação perdida nos campos de trigo frente ao rio... neste contexto rural muito simples, o projeto pretende ser igualmente rústico, sem sofisticações ou detalhes.
O novo refúgio foi construído sobre o existente. Uma cobertura de zinco recobre o teto e as paredes para conservar uma arquitetura agrícola monolítica com poucas aberturas.
A estrutura é o elemento fundamental da nova residência. Desde o exterior, permanece parcialmente visível, sob o zinco, conferindo assim um aspecto incompleto para a construção, como erodido pela natureza circundante. As janelas e as portas são subestimadas visualmente: a residência arquetípica é mantida para dar lugar a outro tipo de habitat, mais de acordo com o deserto circundante. Uma fresta solitária atravessa a cobertura e as paredes, conferindo ao projeto a aparência de uma ruína contemporânea.
A pátina de zinco natural se desenvolve rapidamente e reforça a impressão de um edifício que sempre esteve ali. Todo o processo de construção continua evidente: desde os cimentos de pedra, até o tramado, totalmente visível no espaço interior. A escolha dos materiais interiores expressa o mesmo desejo de rusticidade que o interior: blocos de tijolo, tábuas, lajes de concreto aparente e assim sucessivamente.
A fachada de tramado de madeira marca a vista do rio e o caminho dos barcos de uma estação à outra. A residência deixa a luz entrar por todos os lados: uma vista única abarca todo o complexo, desde o spa de natação na extremidade norte, até o final do salão ao sul, em um contexto de paisagem.
As habitações, ancoradas sob a madeira como cabides, no lugar onde se armazenava o feno, permitem que o nível do térreo esteja quase totalmente livre de qualquer divisão. Esta grande área de estar abarca toda a superfície da residência, posicionando o usuário em um lugar onde ele está rodeado pela natureza.